quinta-feira, 9 de junho de 2011

Proteção, Amor e Equilíbrio

 


"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." 2Tm 1:7

O apóstolo Paulo, relata nessa passagem três virtudes que o Senhor nos deu, que são muito importantes para todos os aspectos da vida, espiritual, social, emocional dentre outros...
A primeira virtude é o espírito de fortaleza.

Muitos cristãos, nos dias de hoje, em meio a luta e aflição não tem o discernimento para entender quais são os objetivos do Senhor em determinadas ocasiões do nosso cotidiano, por isso é sempre bom frizar que crente que não lê a palavra é definitivamente cego. Porque? Ora, em várias passagens na bíblia vemos grandes profetas, discípulos que se tornaram vencedores após passar por muitos períodos de provações, ou seja, provações porque eles encaravam a luta, como algo necessário para crescer espiritualmente, temos o próprio Paulo como exemplo, Jó, José, dentre outros... Esses homens para conseguirem a vitória entenderam que o espírito de fortaleza do Senhor era presente em suas vidas, tanto que podia-se passar o tempo que fosse, suas forças não se esgotavam, pois era o Senhor quem os fortaleciam e só reconhecendo essa força divina não temeremos a luta e conseguiremos obter a vitória; o que acontece é que muitos hoje em dia, por qualquer tipo de provação já estão murmurando e se esquecendo que é Deus quem nos sustenta e nos guarda.


A segunda virtude é o espírito de amor.

Jesus disse, "Um novo mandamento vos dou: Que ameis uns aos outros; como eu vos ameis a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."

Infelizmente o amor do cristão para com outro está se acabando, mas isso não me assusta, pois é certo que isso aconteceria já que Jesus disse: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriaria..." O que devemos fazer é entender e aplicar esse amor em nossas vidas, e não por qualquer motivo virar as costas pro seu semelhante por um erro dele, mesmo que seja algo grotesco, um erro muito grave, o amor de Cristo que permanece em nós levará ao perdão, que levará a reconciliação e novamente a união entre os irmãos, sendo obediente aos mandamentos do Pai, tudo se encaixa e é aí que está a diferença do crente mundano pro crente fiel a Deus e que passa a imagem de Jesus em suas atitudes. O maior exemplo de amor de Deus é ter entregado seu único filho pela humanidade, mas existe outro exemplo que mostra o amor de um homem pelos outros, ainda sendo seus inimigos, Cristo mesmo castigado, chagado e crucificado, perdoa todos aqueles que lhe fizeram mal, por não saberem o que faziam, esse tipo de amor é irreconhecível nos tempos de hoje, embora seja a vontade do Pai, muitos não ligam, e preferem alimentar o orgulho, ao invés de ouvir a voz do espírito de amor.


A terceira virtude é o espírito de moderação.

Escrevendo aos crentes em Filipos, Paulo exorta, que a moderação deles deveria ser conhecida entre todos os homens. "A exortação parece combater posições obstinadas e demonstrações de severidade demasiada sobre qualquer coisa".

O bom senso, deve fazer parte da conduta cristã, aquele que escandaliza, não envergonha o próprio nome, mas sim o do Senhor, então temos uma grande responsabilidade; e já que Deus é equilíbrio, qualquer tipo de manifestação exagerada ou excessiva, foge de Seus princípios. Seja leviano, tenha descência e ordem, pois não servimos a um deus de confusão, mas sim um Deus de perfeição.


Oração: Conselheiro, Deus forte e Pai da eternidade, queremos te agradecer por ter nos concedido, ainda que não mereçemos, as virtudes de sua caridade, proteção e equilíbrio, que possamos a cada dia nos encher do seu espírito e que venhamos a diminuir para que Tu cresças para todo sempre, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário